sábado, 29 de janeiro de 2011

VÍDEO - CUIDADO ARLEQUIM, de Bil-Rait "Buchecha", canta Nina Rosa

Aproveitando o clima pré-carnavalesco, assista a vídeo da marchinha "Cuidado Arlequim", de Bil-Rait "Buchecha"no Youtube. Canta Nina Rosa. 

DEPOIMENTOS - Resumo dos primeiros 13 depoimentos postados



ENFIM, Postando vídeos direto no blog... Valeu Buchecha !!!



Música APELO, de Bil-rait "Buchecha", interpretada pela cantora Nina Rosa, nossa primeira postagem direta no blog...

VÍDEO - INFELIZ FOI A PROPOSTA, Bilrait "Buchecha"e Marcos Tannuri


Assista a vídeo de composição de Bilrait "Buchecha" e Marcos Tannuri no Youtube em

Música: Infeliz foi a Proposta (Bilrait "Buchecha" e Marcos Tannuri), cantam Buchecha e Nina Rosa.

SHOW - Regério Bicudo, Rio de Janeiro e Campos - RJ

Shows de lançamento no Brasil do CD ‘Sambanovo’, com músicas inéditas do compositor, violonista e cantor Rogério Bicudo.

Apresentações:

7/02 -   BIP BIP, Copacabana, 21h
9/02 -   FCJOL, Campos, 20h
10/02 - Farol de São Thomé, 20h
11/02 - Marataízes, 20h
23/02 - Radio Mec, 17h

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA - Luís Caffé

LUÍS CAFFÉ é cantor e compositor carioca. Aos seis anos de idade ouviu pela primeira vez um samba no rádio, era Roberto Ribeiro cantando “Todo Menino é um Rei” (Zé Luiz e Nelson Rufino), tornando-se, desde então um apaixonado pelo samba e pela música.

Na Lapa, região central do Rio de Janeiro, testemunhou o processo de ressurreição da Rua Joaquim Silva e viu de perto o tradicional reduto do samba carioca sair do esquecimento em que se encontrava e ser alçado ao posto de referência do gênero na cidade e no país.

Apesar de desde muito cedo colecionar composições próprias, somente aos 32 anos concluiu que o samba era seu destino e que era isso o que fato queria fazer.

Foi quando criou junto com o colega também músico e compositor Mingo, o Grupo Nó de Gravata, mesclando em seu repertório clássicos sagrados do samba e composições inéditas suas e de seus parceiros. Os shows do grupo sempre foram marcados por muita descontração, além da presença de figuras lendárias do samba como o saudoso Nadinho da Ilha e o mestre Wilson Moreira.

Em Dezembro de 2007 o samba feito em parceria com Marquinhos Diniz - filho de Monarco da Velha Guarda da Portela - e Anderson Baiaco – compositor e amigo de longa data - foi o vencedor de um Concurso de Samba de Exaltação ao Beco do Rato – Lapa.

Sua música “Na Hora da Verdade”, em parceria com Orlando Magrinho e Ferreira, foi gravada por Ferreira em seu CD Ferreira Autoral” e pelo Grupo Samba de Malês, vencedor em primeiro lugar do Concurso Sambrahma, em junho de 2008. 

Sempre demonstrou preocupação com a sociedade a sua volta especialmente com o resgate e a transmissão da cultura brasileira para as novas gerações pois acredita que além de sua importância para a formação do caráter de nosso povo, a música pode sim inspirar e transformar a vida das pessoas.

Com isso, junto com outros amigos que compartilham de suas idéias e ideais, foi formado o Movimento Cultural Samba na Veia que vem fazendo um trabalho de afirmação da cultura brasileira através da música.

O trabalho tem como sede o G.R.A.N.E.S Quilombo, situado em Acari, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, onde são realizadas rodas de samba, debates e outras ações em prol da cultura brasileira.

Em 2009, formou com Anderson Baiaco e Juninho Thybau – sobrinho de Zeca Pagodinho, o trio Trinca de Ases cujo repertório de sambas tradicionais e inéditos é apresentado ao público de acordo com a personalidade de seus três integrantes. Cada um com um estilo, um timbre e uma levada, como diriam os bons malandros da Lapa, interpretam sambas com originalidade e muita pegada .

Nos shows do Trinca ainda é possível ser presenteado com alguma música inédita, que acaba de sair do forno, como é o caso da composição “A Vitória Demora mas Vem” de autoria do trio e que foi gravada pelo cantor Diogo Nogueira em seu último DVD ao vivo previsto para ser lançado em Novembro de 2010.

Como artista individual, Luís Caffé, é presença garantida nas rodas e shows de samba da cidade como Samba do Trabalhador, Sambaluzia, Beco do Rato, Pedra do Sal, Carioca da Gema, Bar da Ladeira e outros; e também em eventos e casas fora do Rio, tais como a Rua do Samba Paulista (evento singular que ocorre todo último sábado de cada mês no centro da Cidade de São Paulo), Ó do Borogodó – SP, Traço de União-SP e Tonico’s Bar, em Campinas, SP.

Suas composições sejam elas partidos altos ou dolências são sempre carregadas de poesia e (por que não?) uma certa melancolia característica dos sambistas. São canções que transpiram emoção e que com muito ritmo e gingados característicos do carioca são um convite a uma boa requebrada e cerveja gelada !

Contatos: Tel.para contato/shows: (021) 24815401 / (021)85245401
    e-mail: cafesamba@yahoo.com.br / no.degravata@yahoo.com.br

Assista a vídeo de Luis Caffé no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=7tp6hKQuWBA&feature=related


* Texto elaborado a partir de release enviado pelo compositor

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MÚSICA - Samba para os Céticos, Luiz Fernando, Rio de Janeiro

Assista a vídeo de uma composição minha no Youtube emhttp://www.youtube.com/watch?v=EgVGRMeyVeg

Samba para os Céticos (Luiz Fernando)

Obs: não reparem muito o "cantor", valeu?

RODA - Flávio Oliveira do Salgueiro e Grupo Papo de Samba & Estórias, Jacarepaguá, Rio de Janeiro

“PAGODE DA POMBA ROLÔ”

“Flavio Oliveira do Salgueiro e o Grupo Papo de Samba & Estórias” realizam no “Bar TABOCA” na Estrada de Jacarepaguá nº. 6550, Largo do Anil – Jacarepaguá - RJ, a roda de samba “PAGODE DA POMBA ROLÔ” todas as terças- feiras, a partir das 20:30h.

Samba de mesa da melhor qualidade, participativo, descontraído, ambiente arejado e super legal, bons quitutes, cerveja (todas) gelada, facilidade de estacionamento,...

O projeto visa à preservação da mais pura música popular brasileira, com a participação do publico, de artistas notáveis e, de novos talentos que sempre aparecem e participam do encontro.

Sob a direção de FLAVIO OLIVEIRA DO SALGUEIRO (cantor, músico e compositor), a animação fica por conta do grupo “PAPO DE SAMBA & ESTÓRIAS”, que atualmente é formado por FLAVIO OLIVEIRA do Salgueiro (cavaquinho/voz), ORLANDO JAZZ (Violão), ANDRESSA OLIVEIRA (flauta/percussão/voz), JAIRO BOM AMBIENTE (Percussão/voz), PAPAU DO SALGUEIRO (percussão/voz) e CELSO BONGÔ (percussão), além do coral dos amigos.

Tem por objetivo a confraternização dos amigos e frequentadores da casa, que minimizam o stress e a rotina da vida, se utilizando da musicoterapia, relembrando canções antigas e atuais – autorais e de vários artistas consagrados.

Traga a sua voz, alegria e venha fazer parte da nossa família, pois aqui todos nós fazemos parte do show, inclusive, você.

DIA: Todas as TERÇAS FEIRAS – com início às 20:30h.
LOCAL : BAR TABOCA, Estrada de Jacarepaguá, 6550, Largo do Anil
COUVERT: R$5,00 (Cinco Reais) - Informações/reservas: (21) 3256-4550
com pessoas bonitas e de bem com a vida.

RODA DE SAMBA, João Martins, Rio de Janeiro.


Terça feira, dia 25/01, roda de samba no Mas Será o Benedito, Lapa, Rio de Janeiro.

De volta a roda de samba no Mas Será o Benedito, sob o comando de João Martins, musico e compositor, finalista do 3o Concurso de Sambas de Quadra da Light.
 
A roda terá muito partido alto e sambas inéditos. O time será formado por João Martins Pedrinho Ferreira, Andrezinho Dupan, Alvaro Santos, Marcelo Amaro e Márcio Ricardo.
 
Endereço: Rua Gomes Freire, 599, Lapa, Rio de Janeiro.

DEPOIMENTO - Marcinho Moreira

Agradecemos à produção de Marcinho Moreira, compositor paulista (São José dos Campos), pelo material enviado, com seu depoimento, para o blog Eu Faço Samba.

Assista ao vídeo  no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=6HwRVFb_o5E

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SHOW - Marquinho Sathan, Rio de Janeiro

PERSONAGENS DO SAMBA - Carica, São Paulo

Carica é cantor e compositor paulista. Possui mais de 400 músicas gravadas, por vozes como Zeca Pagodinho (Cada um com seu cada um), Beth Carvalho (Mania da gente) e Reinaldo (Oya - canto de oração).

Possui inúmeros parceiros, como Arlindo Cruz, Prateado, Luizinho SP, Mário Sergio, entre outros.

Fundou o Grupo Sensação, no qual participou da gravação de 12 LP/CDs e um DVD, que lhe rendeu prêmios como Discos de Ouro e de Platina

Nos shows, Carica se comporta de maneira dinâmica interpretando sambas de sua autoria e de seus parceiros, consagradas nas vozes de grandes nomes da música.

Possui composições gravadas por artistas como Grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Arlindo Cruz&Sombrinha, Lecy Brandão, Royce do Cavaco, Biro do cavaco, Exaltasamba,  Reinaldo, Grupos Pirraça Raça, Sampa , Negritude Jr.,  Katinguelê, Kiloucura, Art Popular, Pique Novo, Soweto, Os Travessos, Fat Family, Da Melhor Qualidade, Jeito Moleque,  Sorriso Maroto,  entre outros.
Desde 2009, quando se desligou do grupo Sensação, se dedica ao seu trabalho solo e prepara um CD, com previsão de lançamento pra o primeiro semestre de 2011. Com produção do maestro Prateado e um time de músicos da pesada o trabalho marca uma nova etapa na carreira do sambista.

Contatos:

Assista a vídeo de Carica (com o Grupo Referências) no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=y8r-Fq6k0UY&feature=related

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA, Renato Barreto, Niterói - RJ

RENATO BARRETO é cantor e compositor, nascido em 1962, no município de Nova Iguaçu, mas, sendo de família campista, mudou-se para a cidade de Campos dos Goytacazes aos dois anos de idade, junto aos seus familiares.

Aos oito anos, sua família se mudou para a cidade de Niterói RJ, onde residiu o resto da sua infância e toda adolescência.

Mais tarde, morou em São Gonçalo, onde viveu parte de sua juventude, mudando-se, mais uma vez, para a cidade de Niterói, onde reside até hoje.

Portanto, como costuma dizer, é um "carioca da gema, niteroiense e gonçalense de coração".


Trabalha desde os 12 anos de idade e na vida já fez quase tudo para ajudar a família. Já trabalhou em mercado, farmácia, cobrador de ônibus, ajudante de lanterneiro, mecânico e eletricista, exercendo, atualmente, e em paralelo à música, a profissão de Técnico em Eletrônica.

Renato Barreto é poeta e compositor que, em 1984, ficou em segundo lugar em um festival de poesia em sua cidade natal, Nova Iguaçu. Participou, também, do Festival de Calouros da Rádio Nacional, coordenado pela sambista Dorina e, ainda, do Festival de Samba de Quadra da LIGHT.

É o autor dos sambas “Eu não sou juiz”, “Choro da cuíca”, “Nega de Irajá”, “Muito prazer eu sou o samba’’, “O que faço de mim”, “Não venha’’, “Houve um tempo ”, entre outros...

Eclético em matéria de música, sempre ligado ao samba e admirador da arte, que é sua maior paixão desde a adolescência.

Aos 15 anos de idade já acompanhava os desfiles das escolas de samba na Avenida Amaral Peixoto e, alguns anos mais tarde, na antiga Vila Olímpica, em Niterói.

Em 1999 fez um curso de locução promovida pelo Bay Market, ministrado pelos radialistas Cacá Lipare, Luiz Reis e Acácia Vieira, locutores da FM O DIA; dois anos mais tarde foi convidado pelo jornalista Edison Fernandes, para fazer um programa na rádio RCA FM 92,9 FM, onde foi locutor durante dois anos, apresentando o programa Bambas do Samba.

Atualmente, estuda na Escola de Música Villa Lobos, esperando ansiosamente o término dos estudos para se dedicar mais ao samba, que é sua maior paixão.

* Elaborado a partir de texto original do sítio eletronico do Projeto Cultural Porto do Samba.

Contatos:

Asssita a vídeo de Renato Barreto no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=IpihZK9B48M&feature=player_embedded

FLAGRANTES DO SAMBA (parte 2) - II Circuito de Blocos da Zona Portuária, Rio, 15/01/2011








sábado, 15 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA, Dhonny Cunha, São Paulo

Dhonny Cunha é cantor e compositor paulista que consolidou seu nome no carnaval paulistano, onde se tornou respeitado nos concursos de sambas- enredo  de escolas de grande porte, como Vai-Vai e Gaviões , além de escolas da Região do Vale do Paraíba, onde também se destacou como intérprete.

Foi vice-campeão do Festival de samba do GRES Mocidade Alegre, o  que o levou a se apresentar nos mesmos shows de artistas como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e grupos diversos, ainda na década de 90.
Em 2003 foi convidado a ser o intérprete oficial da escola GRES Império do Samba, da cidade de Jacareí-SP, pelo então presidente Anderson Barbosa.
No ano de 2006, ao lado de seus parceiros Xande Anastácio e Anselmo Conceição, compôs o samba-enredo vencedor para a escola mais antiga de Jacareí-SP, o GRES Unidos de Santa Helena ao titulo, depois de anos sem conquistas, com o enredo “Magníficas Mãos”. No ano seguinte sagrou-se bicampeão, na mesma escola, que apresentou o enredo “Carnaval dando um show de bola” .
Estas experiências carnavalescas o levaram a participar de disputas nas Escolas de Samba  Gaviões da Fiel e Vai-Vai. Atualmente, integra a da Ala de Compositores da famosa agremiação do bairro do Bixiga, em São Paulo.
Contribuiu com o movimento de consolidação do samba no Interior de São Paulo, onde participou do Grupo Samba de Primeira, que divulga o samba raiz na região de Jacareí.
Em dezembro de 2010 tem 3 de seus sambas gravados no CD “Batuque dos Crioulos”, de Marcinho Moreira,  inclusive como intérprete, na faixa Resistência Popular (Marcinho Moreira/Dhonny Cunha).
Em 2011, por iniciativa da cantora Glauce e o Grupo Nossa Raiz , foi convidado para representar o samba paulista no show do Grupo Fundo de Quintal, realizado em São José dos Campos, em apresentação que marcou a sua parceira com o sambista Marcinho Moreira. Também  possui parcerias com nomes consagrados, tais como Chiquinho dos Santos, Luiz Carlos Maia do Império Serrano , Xande Anastácio, entre outros.
Em 2011, Dhonny Cunha lança seu primeiro CD .
Assista a vídeo de Dhonny Cunha (após 0:40 seg) no Youtube em  http://www.youtube.com/watch?v=TZKvmyu0FLo&feature=related
http://pt-br.facebook.com/people/Dhonny-Cunha/100000237866976


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SHOW - MARÉ DE SAMBA, 14/01/2010

Clique na Imagem para Ampliar

II Circuito de Blocos e Bandas da Zona Portuária - Sábado 15/01

 O "II Circuito de Blocos e Bandas da Zona Portuária" acontece neste sábado, 15. Participação de blocos da região como Escravos da Mauá, Cordão do Prata Preta, Pinto Sarado, Coração das Meninas, Escorrega mas não Cai, Tamborim Sensação, Filhos de Gandhi, Banda da Conceição, OBA e outros. Haverá também samba com o Movimento do Compositores Samba na Fonte, que se apresenta às quartas na Pedra do Sal.

Os blocos sairão em cortejo pelas ruas da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. Encerramento na quadra da Escola de Samba Vizinha Faladeira, com um Grito de Carnaval.

A partir das 13 horas. Local: Concentração no Largo de São Francisco da Prainha.

Grátis.

Fonte: Blog do Flávio Loureiro


ESRNESTO PIRES E BIRA DA VILA - Lançamento de CD. Informações adicionais

Os cantores e compositores Ernesto Pires e Bira da Vila promovem roda de samba no Bip Bip, no sábado 15/01, a partir das 19 hs, para mostrar seus CDs: "Mestiço" e "O canto da baixada".
"Mestiço" é um CD autoral, no qual Ernesto Pires gravou canções de lavra própria e em parceria com Delcio Carvalho, Ratinho, Sergio Fonseca, Sergio Natureza e Toninho Nascimento.
Já o CD "O Canto da Baixada"  é fruto de um trabalho de pesquisa feita por Bira da Vila e Adelzon Alves fizeram sobre os cantores e compositores oriundos da Baixada Fluminense, apresentando obras de Osório Lima, João da Paz, Cabana, Catone, Romildo, do próprio Bira da Vaila, entre outros. 

Serviço
Ernesto Pires e Bira da Vila

15/01 (sábado), a partir das 19 hs
Bip Bip - R Almirante Gonçalves, 51 - Copacabana - tel: 2267 9696
Entrada Franca


DEPOIMENTO - Nier Ribeiro

Assista ao depoimento do compositor Gonçalense Nier Ribeiro para Eu Faço Samba no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=TvNIdhjPnKY

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAMBA FINALISTA DO 3 CONCURSO DE SAMBA DE QUADRA DA LIGHT - Alceu Maia e Thatiana Carvalho


Assista no Youtube ao vídeo do samba "Chora, Chora", composição de Alceu Maia e Thatiana Carvalho, defendido por Elisa Addor, finalista do 3 Concurso de Samba de Quadra da Light, em http://www.youtube.com/watch?v=zFu2KpbTsUE&feature=related

ESPETÁCULO INFANTIL - Moleque Pizindim

Em cartaz no espaço cultural Oi Futuro Flamengo, o espetáculo infanto-juvenil "Moleque Pizindim" será apresentado até 27 de fevereiro, no espaço que fica na Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Rio de Janeiro.

Uma ótima oportunidade para que a criançada e os jovens tenham contato com a vida e obra de mestre Pixinguinha e com a música do início do século XX, através de uma linguagem especialmente direcionada ao publico infanto-juvenil e modernos recursos tecnológicos.

O projeto é de Marcelo Vianna, cantor e neto do mestre Pixinguinha. Texto de Antonio Karnewale, Heloisa Pinheiro e Patrícia Fontoura. Direção de Antonio Karnewale. No elenco estão Dério Chagas, Hugo Germano, Daniela Cavanellas, Paulo Mazzoni e o DJ Ricardo Imperatore.

A temporada, que começou em novembro de 2010, retornou em 08 de janeiro, após uma pequena pausa para as festas de fim de ano, irá até 27 de fevereiro, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h.

Os ingressos custam R$ 10 (R$ 5, meia-entrada).


Mais informações sobre a peça, acesse o site oficial em http://www.molequepizindim.com.br/peca.php

Assista a trailer do espetáculo no Youtube em
http://www.youtube.com/watch?v=v7QH0ku5zs8

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ERNESTO PIRES e BIRA DA VILA - Bip-Bip, Copacabana, Rio de Janeiro

Divulgando seu CD "Mestiço", o cantor e compositor carioca Ernesto Pires encontra o também cantor e compositor Bira da Vila, que lançou o belo trabalho fonográfico "O Canto da Baixada", produzido por Adelzon Alves, no bar Bip Bip, em Copacabana, no próximo sábado, dia 15/01, a partir das 19 hs.


 
Rua Almirante Gonçalves, 51, Copacabana.

Entrada Franca

TIÃOZINHO DA MOCIDADE - Teatro Rival

Complementando postagem anteror sobre o show de lançamento do CD "Mulequê Tião", no Teatro Rival, disponibilizamos aqui as informações adicionais enviadas ao blog pela produção de Tiãozinho da Mocidade:

Veja a postagem anterior sobre o evento:

http://eufacosamba.blogspot.com/2011/01/roda-de-samba-ziriguidum-2001-lapa-rio.html












Lançamento do CD MULEKÊ TIÃO

19/01/2011, às 19:30h. Local: Teatro Rival BR, localizado na Rua Álvaro Alvim  33/37 Cinelândia, Rio de Janeiro - RJ.
 
INGRESSOS:
R$ 36,00 INTEIRA
R$ 25,00 promoção para os 100 primeiros pagantes
R$ 18,00 Estudantes, idoso, professores da rede municipal
R$ 18,00 lista amiga – enviar nome para e-mail: tiaozinho04@yahoo.com.br a/c: Pituka Nirobe
ou pelos tel: 96157969  81632753
 
Pituka Nirobe
Produtora executiva e
Marketing cultural
(21) 33378687  96157969
81632753 

SAMBA FINALISTA DO 3 CONCURSO DE SAMBA DE QUADRA DA LIGHT



Assista a vídeo de samba finalista do 3º Concurso de Samba de Quadra da Light no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=3fkRMJw9ye0





Samba:   Não Se Cala o Samba Assim
Autores: Espanhol e Sylvio Paulo

A dupla de compositores venceu a segunda edição do concurso da Light, em 2010, com o samba "Madureira". 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA - Marcinho Moreira, São Paulo


Marcinho Moreira é sambista e compositor paulista, com 17 anos de carreira, incluindo experiências inéditas, como integrante da banda de apoio da marca “Contemporânea”, onde acompanhou por 3 anos nomes como Osvaldinho da Cuíca, Tobias da Vai-Vai, Germano Mathias Demônios da Garoa.
No chorinho participou, durante 2 anos, do Clube de Choro Pixinguinha, regido pelo Maestro Cunha em São José dos Campos - SP. Compôs 3 choros: “Canja de Galo”, “Ninho de Cobras” “Corre Marcinho”, que foi gravado pelo Trio Chorão, de São Paulo.
Como compositor assina cerca de 180 composições,  inclusive com nomes ilustres como Tiãozinho da Mocidade, Chiquinho dos Santos, Alex Ribeiro, filho do saudoso Roberto Ribeiro, Luiz Carlos Maia, da Velha guarda do Império Serrano e com os compositores paulistanos  Dhonny Cunha e Xande Anastácio.
Em Janeiro de 2011 está lançando seu primeiro CD autoral, “Batuque dos Crioulos”, que também é o título da primeira faixa, parceria com Xande Anastácio, seguind por mais 7 composições de Partido-Alto, como "Mato sem Cachorro" (Marcinho Moreira/Dhonny Cunha), "Festa de Roda" (Marcinho Moreira/Dhonny Cunha/Chiquinho dos Santos), "Zé Bambú" (Marcinho Moreira), samba este indicado ao Prêmio Cultura Viva do Vale (do Paraíba).
O disco é resultado do espaço que está conquistando no samba Paulista e Carioca após sua apresentação no lançamento do CD "Mulequê Tião", de Tiãozinho da Mocidade, evento que aconteceu na quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel, em Setembro de 2010, no qual se apresentou ao lado do próprio Tiãozinho, além de Nóca da Portela , Wilson Moreira , Aluízio Machado e Zé Luiz do Império, ”Velhas Guardas da Mocidade Independente e Unidos Vila Isabel, Glauce e Grupo Nossa Raiz.
Da Vila Vintém para Vila Isabel, entre o “Bar do Costa" e o "Boêmios da Vila”, teve sua primeira experiência no Bairro de Noel e Martinho, numa apresentação inesquecível. Veja no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=CZrLz2RAxmY
Em seguida se apresentou ao lado de Glauce e Gupo Nossa Raiz, no Renascença Clube,  no Andaraí, na roda de samba do Renato Milagres, sobrinho de Zeca Pagodinho, onde cantou seus sambas  “Madeira Compensada" (Marcinho Moreira/Jota Erre), "Eu sou do Samba" (Marcinho Moreira/Jota Erre)”, que, inclusive, foi transmitida ao vivo pelo programa Dorina Ponto Samba, da sambista Dorina e Rubem Confete, na Rádio Nacional. http://www.youtube.com/watch?v=xPVFJ4kIbMo&feature=related
No interior de São Paulo participou  das 3 edições dos "Encontros do Samba Paulista", também ao lado de Tiãozinho da Mocidade, em novembro, na Cidade de São José dos Campos. No mesmo mês, foi novamente convidado a cantar ao lado de Renato Milagres, em São Paulo.
Atualmente, é o sambista mais acessado e baixado do site do Terra Palco MP3 , e tem seu samba “Por Ela" (Marcinho Moreira/Jota Erre), executado em  rádios como "Rádio Viva o Samba", da Lapa (www.radiovivaosamba.com) e também em Portugal na rádio “Popular FM”(http://www.popularfm.com/), que é direcionada ao publico Brasileiro residente na Europa, nos programas “Brasuca” e “Expresso Brasil”.
Neste ano de 2011, terá cinco de seus sambas gravados por sambistas paulistas e cariocas. Seu  samba ”Relógio Não Anda Pra Trás" (Marcinho Moreira/Alex Ribeiro) vai fazer parte do show do cantor e compositor carioca Alex Ribeiro, filho do saudoso Roberto Ribeiro.
O próximo CD tem previsão para Abril.
 Contatos:
Produção Marcinho Moreira
(012)8832 8532

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DEPOIMENTO - Raul Dicaprio

Depoimento do cantor e compositor carioca Raul Dicaprio para Eu Faço Samba.




PERSONAGENS DO SAMBA - Gustavo SB, Rio de Janeiro

Gustavo Santos de Brito, ou Gustavo SB, é cantor e compositor carioca, que começou a compor ainda menino, juntamente com seu primo Nininho, hoje cantor do grupo Bossa do Samba, com o objetivo de provocar seu irmão mais velho, Douglas. “A gente fazia paródias de sambas famosos, para brincar com o meu irmão. Até que um dia pensamos: bem que podíamos fazer música de verdade’”, conta Gustavo.

E a música de verdade veio a partir de uma história fantástica, ouvida de um mendigo na rua: “Um sujeito virou para o seu primo dizendo que ele seria um príncipe em Uganda, que lá ele tinha um outro nome, que havia uma linda negra esperando por ele. Falou, falou e, no final, disse o nome da nossa avó, já falecida. E acertou!”. Daí nasceu “Príncipe de Uganda”, primeira canção das mais de 60 que o compositor, hoje com 34 anos de idade, soma em sua obra. “Gosto de escrever sobre todos os temas, apesar de preferir as canções de amor. Compor sempre foi a minha forma de externar o que eu via e sentia. Só que as músicas sempre ficaram guardadas”.

De família de sambistas do Morro de São Carlos, no Estácio, fundadores da escola de samba Estácio de Sá, Gustavo teve como grande incentivador o tio Rogério, conhecido como o Pandeiro de Ouro da Estácio. Morto nos anos 1990, o tio não teve a oportunidade de ver as músicas do sobrinho saírem da gaveta. Gustavo não acreditava em seu talento como cantor para interpretar as próprias composições. A coragem veio no I Festival Beco do Rato, em 2007, do qual participou com o samba “Bendita Boemia” cantando com o primo Nininho.

Desde então, o compositor foi pegando gosto pelo microfone. Conheceu o Projeto Samba na Fonte e não deixou mais de fazer parte da roda de novos nomes do samba que se forma todas as quartas-feiras na Pedra do Sal. Recentemente, foi um dos artistas do DVD que comemorou um ano do Projeto. E ele só quer mais: “Sonho em ver minhas músicas fazendo sucesso, gravadas por sambistas de renome”.

Composições que tem interpretado:
  • Liberdade Eterna
  • Saravei Sarava
  • Jogo Jogado
  • Favela
  • Chuvarada
Fonte: Site do Movimento Samba na Fonte
Assista a vídeo de Giustavo SB no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=nnsl6WwPxtA
Contatos: