terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA, Renato Barreto, Niterói - RJ

RENATO BARRETO é cantor e compositor, nascido em 1962, no município de Nova Iguaçu, mas, sendo de família campista, mudou-se para a cidade de Campos dos Goytacazes aos dois anos de idade, junto aos seus familiares.

Aos oito anos, sua família se mudou para a cidade de Niterói RJ, onde residiu o resto da sua infância e toda adolescência.

Mais tarde, morou em São Gonçalo, onde viveu parte de sua juventude, mudando-se, mais uma vez, para a cidade de Niterói, onde reside até hoje.

Portanto, como costuma dizer, é um "carioca da gema, niteroiense e gonçalense de coração".


Trabalha desde os 12 anos de idade e na vida já fez quase tudo para ajudar a família. Já trabalhou em mercado, farmácia, cobrador de ônibus, ajudante de lanterneiro, mecânico e eletricista, exercendo, atualmente, e em paralelo à música, a profissão de Técnico em Eletrônica.

Renato Barreto é poeta e compositor que, em 1984, ficou em segundo lugar em um festival de poesia em sua cidade natal, Nova Iguaçu. Participou, também, do Festival de Calouros da Rádio Nacional, coordenado pela sambista Dorina e, ainda, do Festival de Samba de Quadra da LIGHT.

É o autor dos sambas “Eu não sou juiz”, “Choro da cuíca”, “Nega de Irajá”, “Muito prazer eu sou o samba’’, “O que faço de mim”, “Não venha’’, “Houve um tempo ”, entre outros...

Eclético em matéria de música, sempre ligado ao samba e admirador da arte, que é sua maior paixão desde a adolescência.

Aos 15 anos de idade já acompanhava os desfiles das escolas de samba na Avenida Amaral Peixoto e, alguns anos mais tarde, na antiga Vila Olímpica, em Niterói.

Em 1999 fez um curso de locução promovida pelo Bay Market, ministrado pelos radialistas Cacá Lipare, Luiz Reis e Acácia Vieira, locutores da FM O DIA; dois anos mais tarde foi convidado pelo jornalista Edison Fernandes, para fazer um programa na rádio RCA FM 92,9 FM, onde foi locutor durante dois anos, apresentando o programa Bambas do Samba.

Atualmente, estuda na Escola de Música Villa Lobos, esperando ansiosamente o término dos estudos para se dedicar mais ao samba, que é sua maior paixão.

* Elaborado a partir de texto original do sítio eletronico do Projeto Cultural Porto do Samba.

Contatos:

Asssita a vídeo de Renato Barreto no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=IpihZK9B48M&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!