sábado, 15 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA, Dhonny Cunha, São Paulo

Dhonny Cunha é cantor e compositor paulista que consolidou seu nome no carnaval paulistano, onde se tornou respeitado nos concursos de sambas- enredo  de escolas de grande porte, como Vai-Vai e Gaviões , além de escolas da Região do Vale do Paraíba, onde também se destacou como intérprete.

Foi vice-campeão do Festival de samba do GRES Mocidade Alegre, o  que o levou a se apresentar nos mesmos shows de artistas como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e grupos diversos, ainda na década de 90.
Em 2003 foi convidado a ser o intérprete oficial da escola GRES Império do Samba, da cidade de Jacareí-SP, pelo então presidente Anderson Barbosa.
No ano de 2006, ao lado de seus parceiros Xande Anastácio e Anselmo Conceição, compôs o samba-enredo vencedor para a escola mais antiga de Jacareí-SP, o GRES Unidos de Santa Helena ao titulo, depois de anos sem conquistas, com o enredo “Magníficas Mãos”. No ano seguinte sagrou-se bicampeão, na mesma escola, que apresentou o enredo “Carnaval dando um show de bola” .
Estas experiências carnavalescas o levaram a participar de disputas nas Escolas de Samba  Gaviões da Fiel e Vai-Vai. Atualmente, integra a da Ala de Compositores da famosa agremiação do bairro do Bixiga, em São Paulo.
Contribuiu com o movimento de consolidação do samba no Interior de São Paulo, onde participou do Grupo Samba de Primeira, que divulga o samba raiz na região de Jacareí.
Em dezembro de 2010 tem 3 de seus sambas gravados no CD “Batuque dos Crioulos”, de Marcinho Moreira,  inclusive como intérprete, na faixa Resistência Popular (Marcinho Moreira/Dhonny Cunha).
Em 2011, por iniciativa da cantora Glauce e o Grupo Nossa Raiz , foi convidado para representar o samba paulista no show do Grupo Fundo de Quintal, realizado em São José dos Campos, em apresentação que marcou a sua parceira com o sambista Marcinho Moreira. Também  possui parcerias com nomes consagrados, tais como Chiquinho dos Santos, Luiz Carlos Maia do Império Serrano , Xande Anastácio, entre outros.
Em 2011, Dhonny Cunha lança seu primeiro CD .
Assista a vídeo de Dhonny Cunha (após 0:40 seg) no Youtube em  http://www.youtube.com/watch?v=TZKvmyu0FLo&feature=related
http://pt-br.facebook.com/people/Dhonny-Cunha/100000237866976


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!