quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA - Luís Caffé

LUÍS CAFFÉ é cantor e compositor carioca. Aos seis anos de idade ouviu pela primeira vez um samba no rádio, era Roberto Ribeiro cantando “Todo Menino é um Rei” (Zé Luiz e Nelson Rufino), tornando-se, desde então um apaixonado pelo samba e pela música.

Na Lapa, região central do Rio de Janeiro, testemunhou o processo de ressurreição da Rua Joaquim Silva e viu de perto o tradicional reduto do samba carioca sair do esquecimento em que se encontrava e ser alçado ao posto de referência do gênero na cidade e no país.

Apesar de desde muito cedo colecionar composições próprias, somente aos 32 anos concluiu que o samba era seu destino e que era isso o que fato queria fazer.

Foi quando criou junto com o colega também músico e compositor Mingo, o Grupo Nó de Gravata, mesclando em seu repertório clássicos sagrados do samba e composições inéditas suas e de seus parceiros. Os shows do grupo sempre foram marcados por muita descontração, além da presença de figuras lendárias do samba como o saudoso Nadinho da Ilha e o mestre Wilson Moreira.

Em Dezembro de 2007 o samba feito em parceria com Marquinhos Diniz - filho de Monarco da Velha Guarda da Portela - e Anderson Baiaco – compositor e amigo de longa data - foi o vencedor de um Concurso de Samba de Exaltação ao Beco do Rato – Lapa.

Sua música “Na Hora da Verdade”, em parceria com Orlando Magrinho e Ferreira, foi gravada por Ferreira em seu CD Ferreira Autoral” e pelo Grupo Samba de Malês, vencedor em primeiro lugar do Concurso Sambrahma, em junho de 2008. 

Sempre demonstrou preocupação com a sociedade a sua volta especialmente com o resgate e a transmissão da cultura brasileira para as novas gerações pois acredita que além de sua importância para a formação do caráter de nosso povo, a música pode sim inspirar e transformar a vida das pessoas.

Com isso, junto com outros amigos que compartilham de suas idéias e ideais, foi formado o Movimento Cultural Samba na Veia que vem fazendo um trabalho de afirmação da cultura brasileira através da música.

O trabalho tem como sede o G.R.A.N.E.S Quilombo, situado em Acari, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, onde são realizadas rodas de samba, debates e outras ações em prol da cultura brasileira.

Em 2009, formou com Anderson Baiaco e Juninho Thybau – sobrinho de Zeca Pagodinho, o trio Trinca de Ases cujo repertório de sambas tradicionais e inéditos é apresentado ao público de acordo com a personalidade de seus três integrantes. Cada um com um estilo, um timbre e uma levada, como diriam os bons malandros da Lapa, interpretam sambas com originalidade e muita pegada .

Nos shows do Trinca ainda é possível ser presenteado com alguma música inédita, que acaba de sair do forno, como é o caso da composição “A Vitória Demora mas Vem” de autoria do trio e que foi gravada pelo cantor Diogo Nogueira em seu último DVD ao vivo previsto para ser lançado em Novembro de 2010.

Como artista individual, Luís Caffé, é presença garantida nas rodas e shows de samba da cidade como Samba do Trabalhador, Sambaluzia, Beco do Rato, Pedra do Sal, Carioca da Gema, Bar da Ladeira e outros; e também em eventos e casas fora do Rio, tais como a Rua do Samba Paulista (evento singular que ocorre todo último sábado de cada mês no centro da Cidade de São Paulo), Ó do Borogodó – SP, Traço de União-SP e Tonico’s Bar, em Campinas, SP.

Suas composições sejam elas partidos altos ou dolências são sempre carregadas de poesia e (por que não?) uma certa melancolia característica dos sambistas. São canções que transpiram emoção e que com muito ritmo e gingados característicos do carioca são um convite a uma boa requebrada e cerveja gelada !

Contatos: Tel.para contato/shows: (021) 24815401 / (021)85245401
    e-mail: cafesamba@yahoo.com.br / no.degravata@yahoo.com.br

Assista a vídeo de Luis Caffé no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=7tp6hKQuWBA&feature=related


* Texto elaborado a partir de release enviado pelo compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!