terça-feira, 15 de março de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA - Ierê Ferreira

                                             
Embora a idéia original  do blog seja, primordialmente, a divulgação da biografia e obra de compositores de samba, hoje postamos sobre um grande artista fotográfico, o carioca Ierê Ferreira.

Ierê Ferreira
Foto (amadora): Luiz Fernando













A seguir, texto retirado do blog de Ierê Ferreira (http://ierefoto.wordpress.com/):

Ierê Ferreira começou a se interessar pela arte da fotografia muito jovem, quando seu pai, também fotografo, resolveu presenteá-lo com uma PRÁTICA MTL3. Com a câmera na mão, buscou aprimoramento técnico no SENAC, considerada a principal escola de fotografia do Rio de Janeiro na época. A fotografia tornou-se uma paixão e uma opção de vida, que o levaria a trabalhar e a criar projetos em prol da inclusão social, principalmente da raça negra.

Em 2003 foi o fotógrafo oficial do Projeto Conexões Urbanas, criado pela assessoria especial de eventos da Cidade do Rio de Janeiro e Grupo Cultural AfroReggae. Editor de fotografia do livro Da favela para o Mundo de José Junior. Além de participar, com destaque, da exposição de 12 anos do Grupo Cultural AfroReggae e da turnê pela Inglaterra da banda AfroReggae, nas cidades de Londres, Oxford e Manchester. Autor da foto de capa do II CD da Banda AfroReggae (Nenhum Motivo Explica a Guerra/2006).

Foi editor de fotografia e hoje é colunista da revista Agito Rio, idealizador do projeto Samba Identidade Nossa e o fotógrafo oficial do Centro Afrocarioca de Cinema, onde fez a direção de fotografia do curta-metragem Um poema para Solano, dirigido pelo grande cineasta Zózimo Bulbul em homenagem ao poeta Solano Trindade, pelo seu centenário. O filme foi exibido no 2º Encontro de Cinema Negro Brasil África no Cine Odeon – Rio de Janeiro.

Assista na Youtube a vídeo produzido por Ierê Ferreira, com fotos suas:


Um comentário:

  1. O trabalho dele conheço e faço todas as reverências! Boa iniciativa de falarem sobre ele no blog.

    Abraços

    Sylvia Arcuri

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!