quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PERSONAGENS DO SAMBA, Flávio Oliveira, Rio de Janeiro


FLÁVIO OLIVEIRA é carioca da gema, nascido no bairro de Bonsucesso e, aos 09 anos de idade, ingressou no Conservatório Nacional de Música, onde aprendeu a tocar acordeom e piano. A partir daí, não conseguiu mais parar, estudou violão, cavaquinho e banjo, instrumentos que executa com desenvoltura.

Fez grandes amigos e parceiros musicais, tais como Guilherme Nascimento, Monarco, Miro Barbosa, Darcy da Mangueira, Guilherme de Brito, César Veneno, Wanderley Monteiro, Noca da Portela, Walter Alfaiate, João da Valsa, Sereno, Roberto Frejat, Ana Terra, Wilson Moreira, Marcelo do Rosário, Zé Kéti, Delcio Carvalho, Tibério Gaspar, Nelson Sargento e Riko Dorilêo

Na Vila Isabel, em 1995, venceu o concurso de samba de quadra em homenagem a Martinho da Vila; na Beija-Flor de Nilópolis, juntamente com o seu parceiro Miro Barbosa, venceu o samba enredo de 1996, “Aurora do Povo Brasileiro”.

No mesmo ano, em parceria com Henrique Damião e Maurílio Faria, venceu o concurso de samba enredo da GRES São Clemente, com o tema “Se a canoa não virar a São Clemente chega lá”.

Compôs, em parceria com Noca da Portela, Eduardo Medrado e Kleber, o Samba da Paz, gravado por Neguinho da Beija flor e Paulinho Mocidade, para a Escola de Samba da Paz, que desfila no final do mês de dezembro pela orla de Ipanema, sob a direção e produção do Jornalista e Escritor Haroldo Costa.

Desfila pela sua Escola de coração, Acadêmicos do Salgueiro desde de 1979, passando a integrar a ala em 1997.

Integrou o Grupo Show da Velha Guarda do Salgueiro, que em 2004 teve o CD ao vivo indicado ao Grammy Latino, de 2001 a meados de 2005, quando passou a se dedicar à  carreira solo. 

Advogado militante, o Dr. Flávio realiza palestras em Universidades, destacando-se a Universidade Estácio de Sá, com o tema “Do Fórum ao Sambódromo” “Da Linguagem Forense a Linguagem do Samba Enredo, palestras que, invariavelmente, terminam com uma bela apresentação musical.

É membro do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC/MINC – como delegado do Conselho Setorial de Música, representando a Região Sudeste com mandato de 2008 a 2012.

Em início do ano 2001, em parceria com amigos, produziu e dirigiu a Roda de Samba da Velha Guarda da Mangueira, evento que se realizou com sucesso durante o ano de 2002, sempre aos sábados à tarde, no Barracão Cultural da Mangueira, na Praça Onze.

Por  12 anos ininterruptos, vem realizando o Pagode da Pomba Rolô, no bairro de  Jacarepaguá, tendo como finalidade a preservação da mais pura música popular brasileira, sem espaço na mídia tradicional.

Durante o ano de 2004, produziu e dirigiu o projeto Nova Opinião, que se realizava as 3a. feiras na Cachaçaria Mangue Seco, no Centro do Rio.

O seu segundo projeto musical está em fase de mixagem e acabamento, contando com a participação especial de Nelson Sargento, Noca da Portela, Délcio Carvalho, Marquinho Satã, além das Velhas Guardas da Mangueira e do Salgueiro.

Flávio Oliveira classificou-se entre os 10 finalistas do 3º Concurso de Sambas de Quadra da Light, com o samba Gato e Sapato, composto em parceria com Miro Barbosa.
CONTATOS:flaliveira@yahoo.com.br;flaliveira@gmail.com;
http://www.myspace.com/flaviooliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!