segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PERSONAGENS DO SAMBA, Edinho Oliveira, Rio de Janeiro.

Edson Oliveira, cantor e compositor carioca, nasceu em Rocha Miranda, mas é profundamente identificado com Oswaldo Cruz, bairro em que foi radicado e atualmente reside.

Com o músico e também compositor Valmir Vignolli, ajudou a organizar o Projeto Cultural Samba no Buraco do Galo, uma das rodas de samba mais importantes da Cidade do Rio de Janeiro.
Além de compositor, Edinho é militante ativo das causas sociais, tendo destacada atuação nos movimentos sindical e negro. No fim dos anos 80, juntamente com outros moradores da região, tais como Mozart Chalfun, Marquinho de Oswaldo Cruz, Nilton Junior e Fabio Barbosa, participou do movimento “Acorda Oswaldo Cruz”, que agitou a comunidade local e, dentre outras atividades sociais e culturais, desencadeou o evento que hoje é denominado Trem do Samba.
Compôs o samba “Uma Geografia Popular”, em parceria com Marquinho de Oswaldo Cruz e Arlindo Cruz, gravada por Beth Carvalho. Em 2000, gravou o CD “Negro”, com composições próprias e de outros compositores como Gilberto Gil, Fininho, Valmir Vignolli, entre outros. Também participou do CD “Samba no Buraco do Galo”, que reúne composições de diversos autores que integram o movimento homônimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!