quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Campanha: SAMBA, A BOLA DA COPA 2014

SAMBA – A BOLA DA COPA 2014.
Por Luiz Fernando (Eu Faço Samba)
Com todo respeito ao ex-radialista e locutor Osmar Santos, a “campanha” lançada por um conhecido grupo das comunicações e que estaria se "espalhando" pela internet, para que a bola oficial da Copa do Mundo de 2014 seja batizada como “Gorduchinha” é totalmente despropositada e sem sentido.
A Copa do Mundo é um evento de repercussão mundial e um ótimo momento para divulgação da cultura e de valores brasileiros no exterior. Pergunta-se: qual o apelo do nome “Gorduchinha” e sua relevância para divulgação de valores tipicamente nacionais para o resto do mundo?
Quando se fala no Brasil no exterior, qual a resposta que provavelmente dará um estrangeiro: com algumas variações, as respostas mais ouvidas, creio, serão: futebol (Pelé), caipirinha e... SAMBA!
Futebol já é o próprio esporte do evento e caipirinha, certamente, sofreria severas críticas, por se tratar de uma bebida alcoólica, em tempos de “politicamente correto”.  
A alternativa culturalmente mais relevante é, sem dúvida, SAMBA, patrimônio imaterial brasileiro segundo o IPHAN e ritmo melhor representa nossa cultura perante o mundo, sem menosprezo às demais expressões artísticas e culturais, igualmente importantes, mas que não possuem a representatividade e legitimidade integradora do samba.
Apenas para lembrar, a bola oficial da Copa do Mundo de 1978, realizada na Argentina, chamou-se TANGO, nome repetido na Copa seguinte, como Tango España. (sobre a evolução e os nomes das bolas, veja em http://colunistas.ig.com.br/futebolemnumeros/2009/12/02/relembre-as-bolas-utilizadas-em-copas-do-mundo/).
Por fim, os dados dos órgãos oficiais de saúde apontam o aumento alarmante dos índices de obesidade, em especial, a infantil. Nesse sentido, futebol é esporte, que denota um modo de vida saudável e ativo.
O nome sugerido pela dita “campanha”, embora carinhoso e simpático, não contribui para os esforços que vêm sendo realizados para conscientização dos benefícios de se levar uma vida saudável e contra o sedentarismo, principalmente junto às crianças e à juventude.
Por fim, lembremos da imagem de um craque que acaba de fazer um gol e corre em direção à sua torcida em festa e, com toda ginga peculiar ao brasileiro, executa passos de samba para delírio da galera!  
Por isso, a bola da Copa do Mundo do Brasil há de ser batizada como SAMBA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!