domingo, 2 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA, Joel Kabineiro, Rio de Janeiro

JOEL BARBOSA, ou JOEL KABINEIRO, como é conhecido no mundo do samba, é cantor e compositor “flamenguista de verdade”, como gosta de repetir, nascido na Cidade de Cabo Frio, RJ, mas foi criado no Bairro Centenário, Município de Duque de Caxias, RJ, onde teve o primeiro contato com o samba e começou a compor, ainda na adolescência.

Na Radio Nacional, participou do programa “A Hora do Pato”, apresentado por Jorge Cury e, depois, por Paulo Gracindo. Na extinta TV Tupi, do Rio de Janeiro, participou do Programa “Aerton Perlingeiro Show” e na antiga TVS, hoje SBT, do programa “Aqui e Agora”, de Wilton Franco.

Também participou dos Programas MPB de Raiz e Amigo da Madrugada, apresentados pelo radialista Adelzon Alves, além de apresentações na Rádio Bandeirantes e TV Canção Nova.

O nome artístico decorreu da função de ascensorista, que exerceu no serviço público até a sua aposentadoria.

Como compositor, sagrou-se campeão no festival de partido alto na Beija-Flor de Nilópolis e terceiro colocado no Festival de Favelas de 1975, quando gravou a música "Noite Fria", com o Trio Moreno, pela Gravadora CID.

Foi o primeiro autor de samba-enredo do G.R.B.C. do China, de Caxias, entitulado “Vem Amor”, em 1987 e integra a Velha-Guarda da escola de samba Império da Tijuca.

Gravou um CD independente, entitulado "Samba de Raiz".

Contato: 2580-1052

Assista ao depoimento de Joel Kabineiro para Eu Faço Samba no Youtube em
http://www.youtube.com/watch?v=0YXsU3OxgWU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!