quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PERSONAGENS DO SAMBA - Gustavo SB, Rio de Janeiro

Gustavo Santos de Brito, ou Gustavo SB, é cantor e compositor carioca, que começou a compor ainda menino, juntamente com seu primo Nininho, hoje cantor do grupo Bossa do Samba, com o objetivo de provocar seu irmão mais velho, Douglas. “A gente fazia paródias de sambas famosos, para brincar com o meu irmão. Até que um dia pensamos: bem que podíamos fazer música de verdade’”, conta Gustavo.

E a música de verdade veio a partir de uma história fantástica, ouvida de um mendigo na rua: “Um sujeito virou para o seu primo dizendo que ele seria um príncipe em Uganda, que lá ele tinha um outro nome, que havia uma linda negra esperando por ele. Falou, falou e, no final, disse o nome da nossa avó, já falecida. E acertou!”. Daí nasceu “Príncipe de Uganda”, primeira canção das mais de 60 que o compositor, hoje com 34 anos de idade, soma em sua obra. “Gosto de escrever sobre todos os temas, apesar de preferir as canções de amor. Compor sempre foi a minha forma de externar o que eu via e sentia. Só que as músicas sempre ficaram guardadas”.

De família de sambistas do Morro de São Carlos, no Estácio, fundadores da escola de samba Estácio de Sá, Gustavo teve como grande incentivador o tio Rogério, conhecido como o Pandeiro de Ouro da Estácio. Morto nos anos 1990, o tio não teve a oportunidade de ver as músicas do sobrinho saírem da gaveta. Gustavo não acreditava em seu talento como cantor para interpretar as próprias composições. A coragem veio no I Festival Beco do Rato, em 2007, do qual participou com o samba “Bendita Boemia” cantando com o primo Nininho.

Desde então, o compositor foi pegando gosto pelo microfone. Conheceu o Projeto Samba na Fonte e não deixou mais de fazer parte da roda de novos nomes do samba que se forma todas as quartas-feiras na Pedra do Sal. Recentemente, foi um dos artistas do DVD que comemorou um ano do Projeto. E ele só quer mais: “Sonho em ver minhas músicas fazendo sucesso, gravadas por sambistas de renome”.

Composições que tem interpretado:
  • Liberdade Eterna
  • Saravei Sarava
  • Jogo Jogado
  • Favela
  • Chuvarada
Fonte: Site do Movimento Samba na Fonte
Assista a vídeo de Giustavo SB no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=nnsl6WwPxtA
Contatos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!