terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CLUBE DO SAMBA, Salvador - BA

Por Valdeci Bastos
De férias na Bahia, resolvi levar minha família para passear pelo Pelourinho. Para minha surpresa, deparei-me com um espaço que não conhecia, de minhas viagens anteriores.
Nos fundos do Bar do Cravinho fica  o Clube do Samba da Bahia.
Resolvi entrar e, depois de uma agradável conversa, decidi  contar um pouco dessa história.  
Os sambistas de Salvador optaram por se estabelecer no Pelourinho, pois muitos turistas e mesmo moradores da região, que frequentam o local, não tinham outra opção musical, que não o que se convencionou denominar “axé music”, sendo grande a procura pelo verdadeiro samba de roda baiano.
Inicialmente, os eventos do Clube do Samba ocorriam poucos dias da semana mas, atualmente, o espaço funciona diariamente.
Além do samba genuino, o projeto tem um viés social, apoiando outras atividades em prol da comunidade.
O projeto nasceu no ano de 2005, inspirado pelo co-irmão homônimo carioca, fundado por João Nogueira. O Clube do Samba da Bahia criou a chamada Missa do Samba, que ocorre desde 2006, na Igreja do Rosário dos Pretos, também localizada no Pelourinho.
No carnaval de 2011, o Clube do Samba fará sua estréia nas ruas de Salvador, na quinta-feira, com a presença de sambistas convidados e associados ao Clube, que superam a casa de dois mil. Um pouco da história do Clube do Samba da Bahia pode ser lida em http://www.clubedosamba.com.br/index.asp?url=noticia&secao=5.
              www.clubedosamba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!