terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PERSONAGENS DO SAMBA, Wagner Nascimento, Rio de Janeiro.


Sexta-feira, 29 de fevereiro, no bar da Rosa. Wagner Nascimento, de chinelo de dedo, camisa jogada no ombro,  copo de cerveja na mão e boné na cabeça, me pede para escrever um release para ser entregue no projeto dos sambistas "Samba Na Fonte", na Pedra do Sal. Uma roda de samba da melhor qualidade, onde só vale cantar sambas inéditos de compositores na maioria deles, anônimos. Respondi: - ora, meu rapaz, quem sou eu para escrever algo de tamanha preciosidade . Ao mesmo tempo que seria fácil, senti uma grande dificuldade para fazer uma antítese da fraternidade para o profissional.
          Mas, vamos lá: Wagner Nascimento é compositor de inspiração fértil. O sobrenome já diz: Nascimento. É onde a mente deixa brotar e transfundir para a alma, a poesia e a harmonia com sensível versatilidade.
É dono de uma palhetada diferenciada, em seu cavaquinho e no banjo.
          Teve a primeira música gravada com o grupo Sereno - Sem Recomeço . Depois veio Belarmino Boca Larga , no  cd produzido pelo saudoso ritmista Duarte, (ex-integrante do Grupo Só Bamba). Em seguida , em São Paulo, gravou com o grupo " Estatuto do Samba" a música Passa Tempo da Viagem . Esta lhe rendeu, literalmente,  uma viagem à terra da garoa em companhia de alguns sambistas renomados como: Monarco, Wilson das Neves, Serginho Meriti, Sombrinha, D. Ivone Lara, Leci Brandão, Wantuir, Edson Côrtes e entre outros maiorais do mundo do samba. Em seguida, o cantor Gabrielzinho de Irajá gravou mais um samba de sua autoria - Meu Primeiro Amor.
          Fez algumas apresentações, como cantor, no Bar Songbook Café, no Leblon. Foi um dos inauguradores da roda de samba Inéditas de Realengo . Consagrou-se  campeão nos blocos carnavalescos G.R.B.C Balanço de Realengo, Unidos do Real Engenho e no Arame de Ricardo. Este último por 2 anos consecutivos.   Estudou na Escola de Música Villa Lobos no período de 98 à 99.
          Wagner Vieira do Nascimento, o Vavá para os amigos e Wagner Nascimento do mundo e do samba é isso aí. Sinônimo de dignidade respeito e amizade. Onde tem samba, lá está ele. Boêmio, sambista de primeira e de musicalidade invejável.
           Ouçam, cantem e prestem bastante atenção nesse aprendiz de malandro, que não chegou a levar carreira da polícia como os primitivos.
           O que pude escrever a respeito dessa fera, já foi mencionado. Daqui por diante, paguem prá ver e ouvir.

Anderson Bores  Compositor e Estudante de jornalismo


Fonte: Site do Movimento Samba na Fonte (www.sambanafonte.com)

Atalho para assistir a vídeo de Wagner Nascimento no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=cQhzb1Dkhss&feature=related

Nota do Blog: Wagner Nascimento é o compositor do hino do Movimento Samba na Fonte "Todos nós Somos Iguais", em parceria com Ferreira. Assista no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=IPAl3sLAlU8&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos!