terça-feira, 28 de dezembro de 2010

PERSONAGENS DO SAMBA - Nier Ribeiro, São Gonçalo, RJ

Nier Ribeiro é compositor fluminense, nascido na Cidade de Campos – RJ, no ano de 1948.

Ainda bebê, mudou-se com a família para São Gonçalo, onde reside até hoje, tendo morado, num curto período da infância, na Ilha de Paquetá. Como ele mesmo gosta de repetir, é ”campista de nascimento, Gonçalense e Paquetaense de coração”.

Hoje aposentado, além da música, a qual passou a se dedicar com afinco após a aposentadoria, cultiva a paixão por pinturas, artesanato, versos e poesias, inciadas na época de estudante, na ilha de Paquetá.

Iniciou o trabalho de composição de sambas no ano de 1978, tendo passado por diversas agremiações niteroienses e gonçalenses, tais como a Unidos do Beltrão, União da Ilha da Conceição e Corações Unidos do Bairro da Engenhoca, em Niterói, Unidos do Valéria, onde, além de compositor, atuou como intérprete por seis anos e venceu duas disputas de samba-enredo; Unidos do Sacramento, onde venceu uma disputa e, finalmente, Unidos do Porto da Pedra, escola da qual é integrante da ala dos compositores, desde 1994.

Atravessando a grande poça, integrou, como compositor, a Acadêmicos de Santa Cruz.

Como referências musicais, Nier se espelha em bambas da antiga como Cartola, Xango e Darci na Mangueira, Mano Décio, Ismael Silva, Monarco, Noca da Portela, D. Ivone Lara, entre outros.

Dos mais recentes, é fã de Chico Buarque, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Leci Brandão, Jorginho do Império, Arlindo Cruz, Sombrinha, entre outros, além do Grupo Fundo de Quintal. 

Integra o Projeto Cultural Porto do Samba, em São Gonçalo eo Movimento Samba na Fonte, no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. NIER RIBEIRO!
    GRANDE SAMBISTA, POETA, COMPOSITOR.
    UM ARTISTA COMPLETO.
    TENHO MUITO ORGULHO DE VOÇE MEU AMIGO!
    PELO SEU TALENTO,
    POR SUA AMIZADE E TAMBEM PELA PESSOA MARAVILHOSA QUE VOÇE É.
    MUITO ME ORGULHO DE SER O SEU AMIGO.

    RENATO BARRETO.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos!